sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Pilha nova


Muito calor e pouco sono?


Aqui, 5 dicas para energizar seu dia


1 AROMAS CÍTRICOS PARA DESPERTAR A ATENÇÃO
Um estudo recente da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou que o cheiro do limão refresca a atenção e estimula a produção de norapinefrina, hormônio associado à energia. Nos dias em que se sentir lenta, mude o clima colocando algumas gotas de óleo essencial de limão no difusor.

2 CAFEZINHOS E CHÁ VERDE ANTISSONO

Exagere no café, mas não beba tudo de uma vez: pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, concluíram que várias pequenas doses ao longo do dia ajudam a manter-se acordada por até 28 horas. "O chá verde também contém cafeína. É igualmente estimulante e acelera o metabolismo", diz a nutricionista Daniela Jobst, de São Paulo.


3 SUCOS PARA ATIVAR A MEMÓRIA

A sensação de cansaço tende a aumentar se você estiver desidratada, por isso, aumente o consumo de líquidos quando se sentir meio sonolenta. Capriche também nos sucos com frutas que recarregam as baterias, como maçã e banana. E para dar um upgrade na memória (que pode falhar nesses momentos) tempere os sucos com semente de linhaça.


4 ENDORFINAS ANTILENTIDÃO

Exercícios de baixa intensidade, como um passeio de bicicleta em terreno plano, podem aumentar os níveis de energia em até 20%, dizem os pesquisadores da Universidade de Georgia, nos Estados Unidos. "Alongue, espreguice, respire profundamente e depois faça uma caminhada de 20 minutos ao ar livre, em ritmo moderado", diz a personal trainer Miriam Molizani, de São Paulo. Segundo ela, basta essa dose para renovar, aumentando a produção dos hormônios do bem-estar, como a endorfina, e fazendo o sangue circular mais intensamente.


5 FIBRAS PARA MANTER O PIQUE

O combustível errado piora o desempenho da máquina. Para não desacelerar ainda mais, evite pratos gordurosos, pois o foco do organismo passará a ser a digestão. Açúcares também não caem bem: depois de um "pico" de energia, você vai se sentir ainda mais cansada. Para obter o efeito inverso, privilegie os "bons" carboidratos (grãos, cereais, pães e massas integrais) -esses alimentos fornecem energia de uma forma menos impactante, porém contínua, mantendo seu cérebro e seus músculos mais alertas.

Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com/
16/01/09
18:14 h
Ganhe saúde e boa forma na medida do seu tempo
Por Silvana Tavano

10 MINUTOS
de caminhada todos os dias iluminam o humor, facilitam o sono e ajudam a proteger o coração. 'Caminhe no plano e num ritmo no qual se sinta bem enquanto pratica', diz a personal trainer Maitza Duarte.

15 MINUTOS
Você pode manter a caminhada todos os dias, aumentando a distância e incluindo mudanças de ritmo. A dica é intensificar o exercício, encarando uma ladeira e, depois, uma descida, para que os músculos das pernas, glúteos e panturrilha sejam mais exigidos e, portanto, fortalecidos. Se preferir, caminhe os mesmos 10 minutos e estique-se por mais tempo: 'A flexibilidade aumenta muito com cinco minutos diários de alongamento', diz o fisiologista Turíbio Leite de Barros.

20 MINUTOS
Uma pesquisa recente feita na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, revelou que andar na esteira em ritmo forte e constante (7 km/h) todos os dias estimula a produção de uma substância associada ao aumento do desejo sexual. Além disso, essa prática melhora a disposição física e o condicionamento, e pode servir como uma espécie de 'treino' para a corrida, ótima pedida para queimar mais calorias em menos tempo. 'Quem está começando deve intercalar a caminhada com a corrida', diz a personal Maitza Duarte. No dia de correr, treine os 20 minutos da seguinte forma: mantenha um ritmo forte por 1 a 2 minutos e depois trote ou caminhe em ritmo acelerado pelo mesmo tempo. Na medida em que for se sentindo mais confortável, vá aumentando o tempo de corrida.

30 MINUTOS
Exercitar-se por 30 minutos pelo menos cinco vezes por semana diminui em até 18% o risco de câncer de mama, diz um estudo assinado pelo Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos. Com essa dose também dá para montar um programa de redução de peso -a personal Maitza Duarte sugere combinar vários exercícios aeróbicos para aumentar o gasto calórico: caminhar em ritmo acelerado ou correr e pedalar ou pular corda. Nesse caso, inicie o exercício saltando no lugar com os pés juntos, joelhos flexionados, abdômen contraído e num ritmo médio, sem esgotar as forças logo no começo.

40 MINUTOS
Depois dos aeróbicos, faça uma seqüência de abdominais de três a cinco vezes por semana: essa dose diminui o estresse pré e pós-menopausa, diz o estudo da Temple University, de 2008.

50 MINUTOS
Sessões mais longas permitem concentrar a prática, exercitando-se três a quatro vezes por semana. O ideal, segundo o preparador Turíbio Leite de Barros, é combinar as modalidades, fazendo, por exemplo, 25 minutos de atividade aeróbica, e 25 de ginástica localizada, além dos minutos necessários para os alongamentos (antes e depois dos exercícios). Para não enjoar, a dica é variar, como no seguinte esquema: dia 1 caminhada ou corrida + localizada; dia 2 natação + localizada; dia 3 bicicleta + localizada ou Pilates.

60 MINUTOS
Boa notícia para quem consegue praticar uma hora sem interrupções, três vezes por semana, incluindo aí exercícios que trabalham a força muscular: um novo estudo publicado pelo 'Osteoporosis International' mostra que esse é o melhor caminho para manter a saúde dos ossos, aumentando sua densidade em pontos-chave. Segundo a personal Maitza Duarte, o fundamental é respeitar os limites do seu corpo. 'Organize a rotina, seguindo um programa com aeróbicos, localizados ou funcionais, mais o alongamento, de forma a sentir prazer em se exercitar'.

Fonte: http://revistamarieclaire.globo.com
19:28 h

2 comentários:

  1. Muito legal a materia sobre a caminhada.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Estarei em oração pelo seu filho, se for a vontade do Senhor ele voltará com posse da carteira de habilitação...um beijão e a Paz do Senhor Jesus Cristo!!!

    ResponderExcluir