







Lindos demais...
Blog Amando ... Vencendo ... Meu diário virtual... " Mas em todas as coisas somos mais que vencedores por Aquele que nos amou"
Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento. É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza. É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto. É uma elegância desobrigada. É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam. Nas pessoas que escutam mais do que falam. E quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no boca a boca. É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas. Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros. É possível detectá-la em pessoas pontuais. Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está. Oferecer flores é sempre elegante. É elegante não ficar espaçoso demais. É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao de outro. É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais. É elegante retribuir carinho e solidariedade. Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto. Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante. Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural através da observação, mas tentar imitá-la é improdutivo. A saída é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social: é só pedir licencinha para o nosso lado brucutu, que acha que com amigo não tem que ter estas frescuras. Se os amigos não merecem uma certa cordialidade, os inimigos é que não irão desfrutá-la. Educação enferruja por falta de uso. E, detalhe: não é frescura.
Amei o texto...
23/02/09
22:45 h
Olá amigas,
Voltei a trabalhar, depois de alguns dias de férias. O começo está sendo bem puxado, pois temos que preparar material para ministrar curso (sou professora do Sistema Braille) e logo estou indo para Alfenas, MG, dar continuidade ao curso do Sistema Braille, agora na parte da simbologia Matemática, junto com minha colega e amiga professora Clarice, e outras colegas professoras do Curso de Baixa Visão.
O 1º módulo foi muito bom, espero que o 2º seja melhor ainda. Amamos o que fazemos. É muito gratificante, emocionante.
Trabalhamos com inclusão em todos os aspectos, porisso o texto acima que li e gostei e postei para vocês dar uma lida e fazer suas observações.
Não emagreci muito, mas também não engordei, estou mantendo o controle, somente a caminhada não estou conseguindo fazer, talvez seja falta de organização nos meus horários, mas hei de ter força para continuar me organizar.
Beijos
Marcia
04/02/09
22:13 h